19/03/2018 às 14:33 Dicas Vidinha e Afins

Especial Páscoa: Chocolate?! Não para o Pet!

290
3min de leitura

Chocolates e mais chocolates! Tudo bem que este não é o verdadeiro sentido da Páscoa, porém é inegável que a data também é bastante conhecida pela troca de Ovos feitos com chocolate e outras guloseimas feitas com o mesmo ingrediente para celebrá-la!

Apesar de ser uma delícia presentear nossos entes queridos com Ovos de Chocolate (Ou qualquer outro doce feito com ele), nossos amigos Pets, infelizmente tem de ficar de fora! 😥

O chocolate é uma espécie de veneno para nossos amigos cães, gatos, roedores como porquinhos da Índia, mini-pigs e Coelhos (deixem que eles tragam os ovos para nós)! Então, por mais que seu cãozinho ou seu gatinho olhem para você com carinha de piedade para conseguir um pedacinho do doce, resista! 

Segundo os médicos veterinários, o Cacau, principal ingrediente do Chocolate, contêm substâncias nocivas aos animais: a Cafeína e a Teobromina, esta potencialmente tóxica. Ambas, são estimulantes do sistema nervoso central.

A toxicidade da Teobromina ocorre porque ela não é metabolizada adequadamente no organismo do bichinho, causando problemas gastrointestinais como: diarreia e vômitos. Além de sede e salivação excessivas. Já a Cafeína, segundo a médica veterinária, Mariana Mazolli, a substância "acelera o metabolismo. Podendo gerar o aumento da frequência cardíaca até Convulsões. Isso é ruim, pois o metabolismo deles é mais rápido que o nosso". 

Os sintomas de envenamento por ingestão de chocolate também são: Hiperatividade, Tremores e Andar Cambaleante. E em casos gravíssimos, o animal pode morrer!  

Os chocolates com mais cacau são os mais perigosos, pois a concentração de Teobromina é muito elevada. Mas, não pense que o chocolate branco é mais inofensivo aos nossos pets, já que, apesar da concentração mais baixa da Teobromina, a ingestão do alimento pode causar intoxicações graves! O chocolate branco por ser feito da manteiga de cacau, é rico em gordura, "e todo alimento muito gorduroso faz muito mal a eles, principalmente se ingerido em grande quantidade. Pode gerar até Pancreatite (inflamação no pâncreas)", diz Mariana.

Socorro! Meu Cachorro, meu Gato, meu Pet comeu chocolate! O que eu faço?! 😱

Se você, infelizmente, deixou um pedaço do doce à mostra e seu animalzinho acabou comendo, a recomendação da médica veterinária Mariana Mazolli é levar o mais depressa possível ao veterinário (Aliás, a recomendação é para qualquer coisa que o pet tenha ingerido, não só o chocolate). 

"A toxicidade do chocolate depende de vários fatores. Se o chocolate ingerido foi o ao leite ou o amargo, sua quantidade ingerida e o tamanho do animal. Nós lidamos com animais de Gramas até 80 kg, 90 kg! Então, cada caso é um caso, e portanto, o ideal é sempre o procurar um veterinário", continua Mariana.

Agora que você já sabe os perigos do seu animal comer chocolate, preste atenção a qualquer tentativa do seu pet em comê-lo. Assim, você terá uma Páscoa tranquila e agradável com seus Pets! 

Dica de como incluir o seu filho de quatro patas na Páscoa 🐇+ 🐶 +🐱:

Embale os petiscos que você já costuma dar ao seu pet em forma de cenouras ou ovos para celebrar a Páscoa. Assim, você ficará tranquila(o) em dar algo que seu Pet já conhece e é saudável para ele e ainda comemoram juntos!  🥕+🥚+🍫

Agradeço à médica veterinária Mariana Mazolli pelas informações prestadas! Muito obrigada, Dra. Mari! ❤

Outras Fontes: Tecsa - Diagnósticos Pet; E de repente 50, DiagnoPet - Centro Veterinário de Diagnóstico por Imagem, Páscoa para Cachorro tem Ovo de Fígado e bolinho de carne com sal do Himalaia, Chocodogs.

Foto da Capa: Mariana & Mila

19 Mar 2018

Especial Páscoa: Chocolate?! Não para o Pet!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Cãezinhos Dicas Família Filhotes Fotografia de Família Fotografia Pet Gatinhos Páscoa Pet

Quem viu também curtiu

16 de Abr de 2018

AlgoCÃO Doce - Staffmore Kennel

25 de Abr de 2018

1ª Feira das Profissões da ONG ACDC.

08 de Fev de 2018

Davi + Toddy + Lucy = Amor!